Jogo “Keyboard Note Identification”

O jogo Keyboard Note Identification está disponível no site www.musictheory.net. Tem como principal objetivo ensinar a identificar a nota que foi tocada em teclado (piano).

(Figura 1)

Descrição da tela:

Como podemos ver na Figura 1,  a tela inicial do jogo é bem simples e objetiva. Podemos ver um conjunto de teclas brancas e pretas que representam duas oitavas do piano (duas sequências de notas de dó a dó) e nestas teclas irá aparecer um ponto vermelho (repousando sobre uma das teclas por vez). O objetivo do jogo é que o usuário identifique o nome da nota sobre a qual  o ponto vermelho está repousando nas teclas do piano. Logo abaixo do teclado, há botões quadrados com os nomes das notas (cifradas), que será onde o usuário irá clicar para identificar a nota.

Funcionamento:

O usuário deverá identificar através dos botões cifrados a nota apresentada na tecla do piano (que está indicada pelo ponto vermelho). Assim que o usuário clicar no botão, se a resposta estiver correta, uma animação é aplicada ao ponto: ele fica verde e é tocada a nota referente à tecla, em seguida é apresentada a próxima questão; se o usuário errar a questão, o ponto continua vermelho e o usuário deve continuar tentando até acertar.

Pontos favoráveis:

O jogo possui um design simples e objetivo que facilita a interação do usuário com o jogo. É indicado para quem está iniciando seus estudos no piano (ou teoria musical) e precisa aprender a identificar como as notas são dispostas no instrumento. Além disso, o jogo nos dá a experiência de ouvir o som da nota indicada.

Limitações:

O jogo está em inglês (como todo o site do Music Theory), portanto dificulta o uso de alguns usuários. Também é necessário conhecer as cifras que representam as notas musicais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *