Projetos

Desenvolvimento e Catalogação de softwares para ensino de teoria musical

Este projeto tem por objetivos desenvolver 04 softwares para ensino de teoria musical e criar um catálogo crítico que ajude estudantes e professores a encontrar e escolher softwares para ensino de teoria da música. Para sua efetivação, será realizada pesquisa de softwares na internet, os quais serão analisados e categorizados a partir de critérios de funcionalidades, conteúdos e metodologias. A partir destas informações, serão criados softwares em língua portuguesa para o ensino de intervalos e escalas musicais, abordando conceitos e/ou métodos não trabalhados pelos softwares já existentes. Os trabalhos serão referenciados em autores das áreas da Educação Musical, Teoria da Música e Engenharia de Software, como: Keith Swanwick, Carlos Almada e Ian Sommerville. Os produtos (softwares e catálogo) serão disponibilizados em página da web desenvolvida para este fim.

 

O Ensino de Composição no Brasil: uma investigação de horizontes culturais e criativos em cursos de graduação

Os cursos de composição nas universidades brasileiras se consolidaram a partir de percursos distintos, consequentemente apresentam diferenças significativas na formação de compositores e na produção composicional que promovem. Conhecer especificidades da formação de compositores, para além de uma preocupação pedagógica, torna-se importante por possibilitar reflexões sobre os caminhos que a área da composição tem tomado e os rumos que poderá tomar. O objetivo deste projeto é investigar horizontes culturais e criativos presentes em oito cursos de composição no Brasil; conhecendo narrativas e estratégias de ensino e aprendizagem de docentes e discentes; abordando a experiência cultural inerente a aprendizagem composicional. Também será criado um conjunto de peças utilizando horizontes criativos descobertos durante a investigação. Como estratégia metodológica, serão utilizados procedimentos de pesquisa etnográfica, realizando descrições densas dos ambientes investigados. A produção composicional será realizada a partir de descobertas obtidas na investigação, gerando cerca de seis peças com diferentes instrumentações. Será elaborado um glossário descritivo/analítico de conjuntos de procedimentos didáticos e seus fins técnicos/criativos. Como referências, serão utilizados principalmente trabalhos de Paulo Costa Lima, Roger Reynolds, Otto Laske, Liduíno Pitombeira, Ilza Nogueira e Clefford Geertz. Como resultado, espera-se a elaboração de uma tese sobre o ensino de composição no Brasil, além do conjunto de peças já mencionado.