O exercício Scale Identification está disponível no site www.musictheory.net. Tem como principal objetivo ensinar a identificar diferentes escalas apresentadas na pauta musical.
(Figura 1)
Descrição da tela:
Na tela (Figura 1) se apresenta uma clave de sol com uma pauta musical (conjunto de 5 linhas e 4 espaços entre elas) e essa pauta possui uma armadura (conjunto de alterações apresentadas imediatamente após a clave). Logo abaixo temos quatro botões com quatro tipos de escala: major (maior), natural minor (menor natural), harmonic minor (menor harmônica) e melodic minor (menor melódica). A tela apresenta um layout limpo e objetivo.
Funcionamento:
Já no início o exercício nos apresenta uma escala com 8 notas dispostas ao longo da pauta musical. A partir da análise e observação dos intervalos entre essas notas teremos que identificar a escala que está sendo apresentada. As possibilidades são: maior, menor natural, menor harmônica ou menor melódica.
Ao identificar a escala apresentada, o usuário deve selecionar o botão com o nome correspondente. Caso o usuário não acerte, o botão fica vermelho, caso acerte, o botão fica verde e a escala é tocada com um som de piano. Após a resposta correta, uma nova escala é mostrada na tela e assim por diante.
Também é possível utilizar uma aba de configurações (customização, cujo símbolo é uma catacra exibida no canto superior direito da tela) onde podemos modificar os parâmetros de:
– claves (clefs): com opções em claves de Sol, Fá e Dó, sendo possível exibir as escalas em diferentes tessituras (tessitura do soprano, contralto, tenor ou baixo) e também com exibição para piano (Grand Staff)
– extensão da pauta – tessitura (range): com opção de aumentar a extensão da pauta, para que a escala possa ser exibida (e tocada) em diferentes tessituras.
– escalas (scales): é possível configurar para que outras escalas sejam apresentadas. Além da major (maior), natural minor (menor natural), harmonic minor (menor harmônica) e melodic minor (menor melódica) é possível acrescentar os modos gregos Ionian (Jônio), Dorian (Dórico), Phrygian (Frígio), Lydian (Lídio), Mixolydian (Mixolídio), Aeolian (Eólio) e Locrian (Lócrio).
– alterações (key signatures): é possível configurar para que as escalas sejam apresentadas utilizando diferentes armaduras de claves (até 15 diferentes armaduras).
– modo competitivo (challenge mode): é possível configurar a quantidade de questões que você tem que resolver em um intervalo de tempo escolhido.
Pontos favoráveis:
Design e layout simples e objetivo. Fácil entendimento e usabilidade. Indicado para quem está iniciando os estudos de escalas e já possui um conhecimento prévio sobre a escrita e leitura de partitura, intervalos musicais e escalas. A emissão de sons quando a escala é tocada também é um ponto relevante por proporcionar ao usuário a resposta musical do assunto estudado.
Limitações:
O idioma usado é o inglês, o que dificulta a jogabilidade para quem não conhece a língua.
O site não oferece lições para aprendizagem dos modos gregos, o que pode dificultar o usuário que não possua algum conhecimento prévio de como estes são formados.
(Figura 2)