Jogo “Key Signature Identification”

O jogo Key Signature Identification está disponível no site www.musictheory.net. Tem como principal objetivo ensinar a identificar a tonalidade a partir da armadura da Clave.

(Figura 1)

Descrição da figura:

Na Figura 1 é apresentada  uma pauta musical (conjunto de 5 linhas e 4 espaços entre elas) com uma clave de sol e, imediatamente após a pauta, é apresentada uma armadura (conjunto de alterações presentes em uma escala). Abaixo da pauta há a indicação do modo da tonalidade.

Funcionamento:

No início do jogo uma armadura se apresenta na pauta musical com alterações em sustenidos (#) ou bemois (b) e a partir dessas alterações o usuário deverá identificar a qual tonalidade aquele armadura representa. Então, assim que o jogador descobrir a resposta ele irá clicar no botão com a nota correspondente à tonalidade apresentada. Se acertar, o botão ficará verde e passará para a próxima questão, se o usuário errar o botão fica vermelho até o usuário acertar a tonalidade correta.

Como é possível ver na figura 2, as opções de customização estão disponíveis na aba com o ícone de configurações, onde podemos escolher os parâmetros de sorteio das claves (clefs), das armaduras (key signatures), do padrão do nome das notas (note names) e das escalas sorteadas (scales), além de podermos escolher se a próxima questão vem imediatamente após o acerto ou se vem depois da animação (next question) e se o jogo será em modo competitivo ou não.

(Figura 2)

 

Pontos favoráveis:

Design e layout simples e objetivo, como jogabilidade bastante intuitiva. É importante para o aprendizado de armaduras em partituras e identificação de suas respectivas tonalidades. Neste jogo, e nos outros do site musictheory.net, é possível configurar os parâmetros do jogo, como os modos sorteados, os mais diversos tipos de armadura, linhas adicionais, entre outras.

O site também apresenta um conjunto de instruções (lessons) para o aprendizado do conteúdo trabalhado no jogo. As lições do Key Signature Identification estão nos links: Key Signature  e Key Signature Calculation

Limitações:

É necessário um conhecimento prévio sobre leitura e escrita de partituras para conseguir entender as questões do jogo, além de que tanto as instruções como o próprio jogo só está disponível em língua inglesa, dificultando o acesso para públicos de outras línguas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *