Jogo “Clave de Sol”

O jogo Clave de Sol, disponível no Site www.jogosparamusicos.com.br é de fácil utilização. Tem como principal objetivo ensinar a identificar as notas musicais no pentagrama com a clave de sol.

Descrição da tela:

Há um pentagrama com a clave de sol e, abaixo, oito quadrados enfileirados horizontalmente com os nomes das notas musicais escritas por extenso: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Entre o pentagrama e os nomes das notas há uma figura verde (que representa um sapo). Este sapo está alinhado ao centro do pentagrama.

Funcionamento:

Ao iniciar o jogo, um pequeno quadrado desliza horizontalmente, da esquerda para a direita, sobre alguma das linhas ou espaços do pentagrama (ou seja, representa uma nota). Este quadrado simboliza um mosquito. O desafio do jogo é capturar o mosquito com o sapo. Portanto, existe um tipo de mosquito para cada nota, então, para capturar o mosquito que sobrevoa a nota Dó é preciso acionar o sapo clicando sobre o quadrado da nota Dó, que está abaixo do pentagrama. Para acionar o sapo é possível utilizar o teclado, sendo que as notas Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si são, respectivamente, acionadas pelas letras A – S – D – F – G –H –J –K. Além de identificar a nota (mosquito) que desliza sobre o pentagrama e acionar a tecla referente a esta nota, quem estiver jogando também precisa estar concentrado no tempo de “sobrevoo” do mosquito, pois só é possível captura-lo quando ele passa na metade do pentagrama (na direção em que o sapo está posicionado).

O sapo possui cinco vidas, que são representadas por corações vermelhos no canto superior direito da tela. Capturar um mosquito acionando uma nota diferente da que ele representa implica a perda de uma vida. Acionar uma nota, mesmo que correta, e não conseguir capturar o mosquito também implica em perda de vida.

No canto superior esquerdo é apresentada a pontuação obtida pelo jogador ou jogadora.

Pontos favoráveis: fácil entendimento e fácil de jogar. Útil para quem está aprendendo o funcionamento da clave de sol. Uma vez que a página foi acessada, é possível jogar mesmo que a conexão seja interrompida. O som emitido pelo mosquito durante seu voo é o da nota que ele representa, gerando associação entre a posição da nota no pentagrama e seu som – relevante para o aprendizado musical (contudo o som é oscilante e, com o tempo, fica um pouco irritante, como são os mosquitos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *